ainda sobre 2018...

Tal como Fernando Pessoa, desejamos impossivelmente o possível. Não basta apenas saber, ou conhecer mais sobre as coisas. É preciso escuta-las, senti-las e saber dar um significado. No fim importa saber comunica-las e para isso não basta apenas dizê-las.

Estou grato pela vida que tenho. Não deixo de pensar em toda a riqueza que tenho nela. Da família aos amigos, dos colegas aos clientes. Do prazer de ser e fazer aquilo que mais gosto. E 2018 não foi diferente. Um ano cheio de tudo. No final do ano a 5 de dezembro fizemos o Webinar - Autismo ao Longo do Ciclo de Vida. Estive ao lado de muitos daqueles que admiro e com quem aprendo no caminho que fazemos. Estiveram presentes neste dia, para além da minha pessoa, o Dr. Nuno Lobo Antunes, director clínico do PIn Progresso Infantil, a Dra. Inês Leitão, coordenadora do Núcleo de Perturbações do Espectro do Autismo e a Piedade Libano Monteiro, Presidente da APSA.


Esta conversa a quatro que também poderia ser vista como uma conversa a dez ou vinte ou mais. Como acontece semanalmente nas reuniões clínicas e de núcleo que temos. Ou nos seminários e congressos que dinamizamos. Mas também no tempo que estamos com os nossos clientes e as suas famílias. Esta conversa vai sendo construída assente na sensibilidade de cada um dos presentes.


Autismo ao longo do ciclo de vida não é apenas falar dos autistas adultos. É falar de todas as etapas que já percorreram e ainda lhes falta fazer. É falar das suas famílias e dos sonhos e expectativas, mas também dos receios e ansiedades próprias de quem tem um filho ou uma filha com uma Perturbação do Espectro do Autismo. É falar as escolas e também das universidades e logo depois do mercado de trabalho e de tudo aquilo que se sente ainda necessário ser reflectido. É falarmos de nós próprios enquanto técnicos e do que necessitamos para continuar a fazer um melhor trabalho. É também falar de todos nós enquanto Sociedade e da importância de sermos tolerantes na inclusão do Outro.


Deixo-vos ficar com o vídeo que resultou desta nossa conversa...


9 visualizações

Informação útil:

©2018 by Autismo no Adulto. Proudly created with Wix.com