Informação útil:

©2018 by Autismo no Adulto. Proudly created with Wix.com

Video kills the radio star? o efeito do bom doutor

Nem sempre a televisão foi tida como tendo um efeito positivo na sociedade. Já foram várias as séries apontadas como provocando uma influência negativa no comportamento humano de alguns grupos. A velha caixinha mágica foi ao bom doutor. Vamos ver qual o diagnóstico!


- Dr. Pedro, já viu algum episódio do Atypical? E do good doctor? E o que acha? Parece-lhe bem? Aprova? Eu tenho gostado bastante! Há algumas coisas com as quais me identifico! Sinto que tenho aprendido novas coisas acerca do meu filho desde que vejo a série! Etc. Estas e outras perguntas. Estas e outras afirmações têm sido cada vez mais frequentes nos últimos tempos. E porquê? Porque nos últimos tempos tem havido uma proliferação de séries que têm procurado abordado o tema do Autismo (Perturbação do Espectro do Autismo).


Os vários grupos de autistas adultos, pais de autistas, etc., têm procurado trazer ao debate na sociedade o tema do Autismo. E principalmente procurar falar sobre o que é o Autismo e com isso ajudar a consciencializar as pessoas para o tema. É sabido que o estigma sobre as perturbações mentais ainda é grande. É sabido que o estigma sobre o Autismo é gigantesco. Não só o estigma mas também o desconhecimento e as crenças erróneas acerca do que é o Autismo.


Como em muitas outras coisas é preciso saber se aquilo que se está a procurar alterar com a introdução de algo novo está ou não a ter efeito. Ou seja, é preciso saber se a proliferação das séries que abordam o tema do Autismo têm ou não alterado o conhecimento sobre o tema.


E foi isso que uma equipa de investigadores fez ao usar dois grupos de jovens universitários com características semelhantes e distribuir aleatoriamente o visionamento de uma série do Good Doctor ou um vídeo de uma palestra sobre o Autismo. Ao fim de visionarem o respectivo vídeo foram questionados acerca de alguns conteúdos acerca do Autismo. O grupo que visionou o episódio do Good Doctor apresentou maiores níveis de consciencialização sobre as pessoas autistas e acerca das suas características. Conseguindo identificar com maior precisão quais são as características, mas também quais são as consequências destas mesmas características e aquilo que é importante fazer para os ajudar.


Diagnóstico: a série Good Doctor até parece ter efeitos positivos.

Prescrição: subscreva a Netflix gratuitamente 1 mês para assistir ao Good Doctor e depois marque nova consulta.

10 visualizações