Espectro ao vivo

Comunicar é uma competência central em todos nós. Fazemo-lo desde sempre no desenvolvimento da nossa espécie e desde cedo no nosso desenvolvimento. Opinamos, temos algo a dizer sobre o que acontece em nosso redor e dentro de nós. Desta forma participamos na construção de uma realidade conjunta em que milhões de outras pessoas também o fazem. Autismo no Adulto vai passar a comunicar também num outro formato - em vídeo no Youtube. Continuamos a contar consigo. Sintonize-se.

Já não restam dúvidas de que a comunicação na era digital sofreu mudanças sem precedentes. Assistimos à emergência de novos canais de comunicação, bem como novas formas de comunicar. Neste novo panorama, cada plataforma, sejam as redes sociais, os dispositivos móveis ou os anúncios online ou offline, têm uma forma específica de comunicar com o seu público, pelo que cada uma delas será utilizada para conseguir um objectivo diferente e terá uma mensagem e um suporte visual específico. Assim, é importante considerar um desenvolvimento holístico da estratégia digital para que a mensagem adequada seja levada a cada um dos interessados.


Nas Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e mais especificamente em Portugal é sabido de alguma escassez de informação difundida acerca desta condição na população jovem adulta e adulta. Existe publicado na internet informação cariada sobre o tópico e muita dela com qualidade, mas normalmente em língua Inglesa. Ainda que cada vez mais hajam pessoas que têm competências linguisticas pensamos ser importante ter a divulgação desta informação em Português. Também por isso criamos há cerca de 1 ano este site (www.autismonoadulto.com). Ao fim deste tempo sentimos necessidade de crescer, tal como se tem crescido no Autismo ao longo dos últimos 80 anos. Seja em termos do conhecimento acerca desta condição mas também acerca da importância de falar sobre a mesma. E por isso criamos hoje o canal do Youtube - Autismo no Adulto para poder divulgar vídeos acerca deste tópico.


Irão ser realizados vídeos com características várias. Pequenos vídeos com uma breve reflexão sobre determinado tema dentro das questões relacionadas com o Autismo no adulto. Mas também vídeos com maior duração e que possam falar acerca de aspectos como a avaliação no adulta, as condições psiquiátricas associadas ao autismo, etc. Também haverá espaço para videos partilhados com outros profissionais que trabalham nesta área e que serão uma mais valia para todos.


Queremos comunicar e melhor em saúde. Para isso precisamos de usar estratégias de comunicação para informar e influenciar as decisões das pessoas e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde. Pretendemos promover e ajudar a prevenir determinadas situações que colocam a pessoa em risco. É sabido da ainda dificuldade do diagnóstico de PEA na pessoa adulta. Seja pelo desconhecimento junto da população mas também de alguns dos profissionais de saúde. Continua a haver muitas pessoas adultas que não sabem da sua condição e acumulam sofrimento ao longo de vários anos com um prejuízo grande para si, a sua família e a Sociedade no geral. Esperamos continuar a contribuir para essa mudança. Esperamos também por si. Este espaço pode crescer com a sua participação.

12 visualizações

Informação útil:

©2018 by Autismo no Adulto. Proudly created with Wix.com