top of page

Autopia

Autopia! Não, não é um neologismo! Autopia é uma pista que existe no parque de diversões da Disney nos EUA. Mas Autopia, também pode ser uma espécie de utopia vivida pelas pessoas autistas. Como assim? perguntam vocês.


Muitos saberão que utopia é uma palavra usada para descrever uma sociedade imaginária que possui qualidades altamente desejáveis para os seus cidadãos. E como tal, a designação é frequentemente usada quando alguém se quer referir a algo que provavelmente nunca existirá.


Penso que muitos dos leitores já tiveram pensamentos utópicos acerca de algo em algum momento da sua vida. Como é que seria a vossa ideia de um país perfeito? E de um Mundo perfeito? E será que esse pais ou mundo perfeito seria igual para todos? Provavelmente não! E então, como seráVa utopia pensada e desejada pela pessoa autista? E será que essa mesma utopia não estará perto daquilo que muitas pessoas não autistas sentem ter!? E se assim o é, será que as pessoas autistas desejam uma utopia ou na verdade querem aquilo que é um direito seu e de qualquer outro cidadão? E enquanto essa utopia é desejada e esperada, as pessoas autistas parecem viver uma distopia, muitas vezes sem fim. Confuso?


Como seria um manifesto de uma pessoa autista acerca de um mundo perfeito? Talvez pudesse dizer que gostaria de ser tratada de forma igual e com respeito como qualquer outra pessoa. E que gostaria enquanto pessoa adulta de poder viver a sua autonomia e independência, nomeadamente no acesso ao mercado de trabalho. Sem que para tal fosse necessário dizer e ou justificar algumas das suas características. E se fosse necessário alguma adaptação que bastaria poder referir e que esta seria tratada como uma qualquer outra questão que necessitaria de ser alterada. E o mesmo para os transportes públicos e funcionamento dos serviços públicos como as escolas, universidades, hospitais, etc.


E agora, percebe? Já não é tão confuso pois não?! Ou seja, talvez muitas pessoas autistas desejem para o seu mundo perfeito aquilo que já existe enquanto realidade para muitas pessoas não autistas. E você, como seria a sua utopia?



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page