top of page

Á saúde mental (fora) do local de trabalho

Amanhã celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental. E este ano é dedicado à saúde mental no local de trabalho. Os relatórios sobre os indicadores de saúde mental e sofrimento psicológico nas pessoas no local de trabalho são alarmantes. Na verdade não seria de esperar diferente tendo em conta os relatórios sobre a prevalência e crescimento de problemas de saúde mental na população mundial. Mas não nos desviemos da questão do dia de amanhã - Saúde mental nos locais de trabalho.


Quando escolhi o titulo - A saúde mental (fora) do local de trabalho, quero referir-me a todos aqueles que tendo uma questão de saúde mental vêm a sua entrada no mercado de trabalho vedada. E por conseguinte a sua situação de saúde mental vai continuar a agravar-se e assim sucessivamente. Seja quando as pessoas tomam a decisão de partilhar que em determinado momento sofreram ou estão a sofrer um problema de saúde mental. Ou então quando as pessoas responsáveis na empresa percepcionam que a pessoa poderá apresentar um problema de saúde mental devido a terem feito uma interpretação face a certos comportamentos observados.


Muito provavelmente o lema do dia mundial da saúde mental não está desligado desta outra perspectiva - não contratação de pessoas com questões de saúde mental. Ou seja, muito provavelmente a necessidade de sensibilização das pessoas, sejam os trabalhadores, mas também os responsáveis das empresas para a importância da saúde mental e da sua melhoria, prende-se com o facto de uns e outros estarem não somente pouco cientes desta realidade e ligação. Mas também, principalmente no caso das pessoas responsáveis nas empresas, de terem uma crença de que as pessoas com uma questão de saúde mental não é produtiva ou vai representar um gasto. E neste grupo de responsáveis nas empresas não falta quem diga - Se demonstraram que as pessoas com problemas de saúde mental se tornam menos produtivas em grande parte devido à sua condição de saúde mental, então porque razão eu haverei de contratar pessoas com problemas de saúde mental? Talvez um dia estas pessoas possam compreender que estas pessoas com questões de saúde mental estão a ter menos produtividade no local de trabalho porque não estão a receber uma resposta adequada face às suas necessidades! E se pensarmos, quantas são as pessoas que estando a trabalhar se perguntam se devem ou não falar nos recursos humanos sobre a sua situação de saúde mental?


Parece que alguns de nós procuram uma higienização da sociedade em termos de saúde mental. Seja pela via do estigma e do afastamento das pessoas com estas condições. Mas também por esta máxima de tudo tem de ser tratado. Neste último caso, não é que a ansiedade e a depressão (duas situações maioritariamente verificadas) não sejam impactantes na vida da pessoa e no sofrimento desta, porque o são. E há um tratamento eficaz para estas mesmas condições. Contudo, também me parece importante pensar que podemos/devemos aprender todos a melhor viver com a diferença e com aquilo que ela representa para o que fazemos.


Amanhã a mensagem vai estar principalmente centrada nos números de ansiedade e depressão nas pessoas no contexto de trabalho. E sublinhar o impacto que isso tem na produtividade e no impacto económico e perda de rendimentos para as empresas. Haverá que vai sublinhar que devido ao COVID-19 a situação se acentuou e que ainda se verificam alguns picos deste problema na actualidade. Haverá quem pergunte se isto tudo também não estará relacionado com aquilo que as gerações actuais desejam e têm como objectivos de vida e que aquilo que as empresas fornecem não vai ao encontro destas suas necessidades. Haverão de falar e perguntar sobre muitas mais coisas e outras que nem sequer haveremos de falar. E tudo isso diz respeito à saúde mental. Afinal amanhã celebramos o seu dia! E hoje também!


 
 
 

Comentários


Informação útil:

Cadastre-se

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon

©2018 by Autismo no Adulto. Proudly created with Wix.com

bottom of page