Informação útil:

©2018 by Autismo no Adulto. Proudly created with Wix.com

(Re)afirme-se

Para qualquer um de nós há sempre uma maneira mais fácil de nos expressarmos. Seja pela escrita ou oralmente, teatro, música, etc. O processo criativo por norma é sentido por uma grande parte das pessoas como algo libertador mas também de auto-conhecimento. Rees Finlay nesta imagem procura receber ajuda para lançar o seu projecto "Reaffirmation: Coming to terms with an autism diagnosis".

A capacidade de nos expressarmos emocionalmente, algo inato em qualquer um de nós, nem sempre é um processo fácil de acontecer. Há várias razões para que isso suceda. E no caso das Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) não é diferente. Rees Finlay descobriu há cerca de um ano atrás que tem um diagnóstico de PEA. Sabe-lo foi algo sentido como avassalador mas igualmente libertador. Um misto de sentimentos como em tantas outras situações grandiosas na nossa vida.


No processo de descoberta da sua condição, Rees à semelhança de tantos outros adultos e não só que procuram informação sobre a Perturbação do Espectro do Autismo, já tenham sabido ou não o seu diagnóstico, ficou a saber que estas questões da PEA são algo mais abrangente do que vem em alguns dos manuais. E ficou igualmente a saber da importância de poder falar sobre a sua própria condição e condição de vida, que ele próprio considera ser a mesma. Ou seja, sentir que a sua condição de Perturbação do Espectro do Autismo é parte integrante da sua pessoa.


A dificuldade que Rees foi sentido ao longo da sua vida em se expressar emocional em várias situações sociais e diante de um número variado de pessoas passou a ter uma forma de enquadrar e compreender. E esta possibilidade é sem dúvida sentida como libertador por muitos. Poder deixar de sentir que algo de errado se passa consigo ou de que faz determinado conjunto de coisas apenas para magoar as pessoas ou simples falta de educação. Poder abandonar essa culpa liberta espaço para que possa ser sentido algo mais importante .- a si próprio e a si próprio na relação com o outro.


Rees ao longo destes anos foi sentido que é através da arte e da sua expressão através do desenho que foi conseguindo expressar-se emocionalmente e comunicar com o Mundo. Agora através deste novo projecto "Reaffirmation" procura recolher fundos para o ajudar a suportar o lançamento deste seu novo trabalho. Nas últimas semanas tem sido um fenómeno e o número de ajudas tem superado as expectativas. Este projecto irá sem dúvida ajudar o Rees de várias maneiras, pessoal, social e profissionalmente. Mas também todo um conjunto de outras pessoas, com Perturbação do Espectro do Autismo ou que ainda não o sabem e que podem ou não andar à procura de informação. E que também alguns deles têm como interesse o desenho e as artes como forma primordial de se expressarem.


Neste link poderão encontrar algumas páginas do seu projecto e poderem ter a oportunidade de ajudar o Rees e de divulgarem o seu trabalho - https://issuu.com/reesfinlay/docs/press_kit

9 visualizações