top of page

Capacidade de ser uma pessoa

Tenho estado a aprender a fazer truques com cartas! É uma nova capacidade que tenho! Espero que gostem! Também sei dizer em Inglês, querem ver? I've been learning how to do card tricks! Vêm?! Essa é uma capacidade que eu já tenho há mais tempo. E tenho vindo a melhorar ao longo destes anos todos. Na semana passada fiz vinte e nove anos. E a fotografia, gostam dela? Foi a minha namorada que a tirou. É uma capacidade que ela tem desde muito cedo.


Hoje celebra-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. E que em Inglês se escreve International Day of Persons with Disabilities. Como já vos tinha dito eu sei escrever em Inglês. E também tenho a capacidade de pensar por mim próprio. Desculpem se a frase parece ser um pouco agressiva. Mas continua a haver pessoas que pensam que eu não o sei fazer. E também há pessoas que pensam que eu não sei fazer tantas outras coisas. Como se as pessoas conseguissem fazer tudo aquilo! Enfim.


Não me espanta que com palavras como deficiência, deficiente, disability, handicap e outras as pessoas pensem que há quem consiga e outros que não consigam. As pessoas parecem ser muito literais. Eu sei que sou. Mas isso é uma característica própria do meu diagnóstico. E faz parte de quem eu sou, e não apenas do meu diagnóstico. É algo com que eu vivo desde sempre. É a minha forma de olhar e sentir o Mundo. E então? A minha namorada olha e sente o Mundo de uma forma diferente. Por vezes mais melancólico, mais negro. Mas isso tem em parte a ver com a sua depressão. Mas principalmente com a pessoa dela. Ela é mais melancólica. E eu gosto dela assim. E ela gosta dela assim. Ainda que por vezes gostasse de poder ser outras coisas. E outras que aquele ser melancólico não a magoasse tanto. Ou que os outros não a julgassem de uma forma que faz com que tudo isto ainda seja pior.


Ultimamente não tenho sido capaz de conseguir uma habitação própria. Mas a responsabilidade não é minha. Eu tenho sido capaz de frequentar a escola e fazer a escolaridade obrigatória. E além disso tenho sido capaz de realizar outros cursos complementares. E além disso fui capaz de fazer o meu curriculum vitae. Aprendi a fazer isso na internet. Que é uma outra coisa que eu sei fazer, trabalhar com a internet. E até sou muito bom nisso. E tenho sido capaz de enviar vários CV's, mas ainda assim não consegui emprego. E sim, já fui a entrevistas. E até fui capaz de estar durante toda a entrevista. Pelo menos na maior parte delas. Não em todas. É que a minha ansiedade por vezes faz com que eu não chegue até ao fim. Não que eu não queira.


Até podia pensar que não tenho emprego porque não fui para a Universidade. Mas não parece que é verdade. Porque a minha namorada foi para a Universidade e até consegui fazer mais coisas do que eu fiz até agora. E também ainda não conseguiu emprego. Mas quer. E eu também. E os meus pais e os dela também. E sei que os nossos amigos também. É verdade, eu e ela temos amigos. Fomos capazes de fazer amizades. E de as manter. Não todas no meu caso. A minha namorada parece ser melhor do que eu nisso. Ainda que eu seja melhor do que ela a jogar Battlefield ou a fazer ovos mexidos. São outras duas coisas que eu consigo fazer, jogar e cozinhar. Até rimam. E isso é outra coisa que eu sei fazer, escrever.


Incrível as coisas que eu sou capaz. E a minha namorada também. Ainda têm duvida de que eu não tenha a capacidade de ser uma pessoa? Do you still doubt that I don't have the ability to be a person?


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page