Se não sabe veja no dicionário

Nos dias de hoje quando não sabemos algo pesquisamos no google. Ainda que esta ferramenta de pesquisa de informação e aprendizagem possa estar enviesada até a um nível que ultrapassa a compreensão de muitos dos seus utilizadores. Nomeadamente, pensarmos que se está no google ou na internet é porque deve ser verdade. Porventura, será das verdades mais falsas alguma vez construídas. E ao que parece tem uma fila de crentes interminável. Na minha altura de escola usava-se o dicionário. Ou quem tenha a possibilidade a enciclopédia que se comprava de tempo a tempo para melhorar o acervo bibliográfico. O tempo do dicionário já vai longe, é verdade. A velocidade com que novas palavras vão surgindo e sendo criadas é vertiginosa. E a internet parece ser uma plataforma que se compadece com essa emergência. Mas a fonte das referências continua ser fundamental para atestar a validade dos conceitos e do que se quer representar com eles. No Autismo, por exemplo, isso é muito verdade. Por isso, poder haver um dicionário, ainda que na língua Anglo-saxónica, para a comunidade autista é de sublinhar. Acrescento que o mesmo pode e deve ser consultado por toda a comunidade não autista igualmente.

O Autistic English Dictionary é um dos dicionários na língua Inglesa para a comunidade autista, e publicado pela Autistic Collaboration. Para além de sublinhar a importância desta outra iniciativa parece-me fundamental precisar a necessidade de estar todos, autistas e não autistas alinhados na utilização de um conjunto de conceitos para que seja possível uma maior e melhor compreensão.


À semelhança dos objectivos desta colaboração para a criação do dicionário, o mesmo continua a ser construído e aumentado com a contribuição de todos. Precisamente, todos! Qualquer pessoa que queira contribuir com um melhoramento de algum dos conceitos ou a introdução de um novo pode fazê-lo através do link - https://autcollab.org/projects/autistic-english-dictionary/ .


Quando há alguma palavra que está a ser usado a qual não compreendemos o seu significado devemos recorrer ao dicionário para este nos contextualizar. Podermos todos nós sermos arquitectos do dicionário engrandece e responsabiliza-nos na utilização deste mesmo léxico.

3 visualizações

Informação útil:

©2018 by Autismo no Adulto. Proudly created with Wix.com