Informação útil:

©2018 by Autismo no Adulto. Proudly created with Wix.com

O balão do João, voa voa sem parar

No Autismo como em muitas outras áreas da vida aprendemos coisas por cantilenas. Por exemplo, que não se recorda da Cantilenas do Abecedário? Ou por exemplo, no Autismo há mais rapazes do que raparigas.

Uma lengalenga é uma cantilena, uma rima ou um texto curto, na qual se repetem determinadas palavras ou expressões que permitem que a mesma se decore com facilidade. No Autismo e ao longo dos anos muito se tem repetido em jeito de lengalenga que no Autismo a prevalência de rapazes é superior às raparigas. No entanto, a insistência da ciência com uma perspectiva melhorada sobre o fenómeno. Conjuntamente com o lobbie dos diferentes grupos activistas pró-Autismo tem trazido um outros olhar sobre a expressão fenótipica das raparigas no Autismo.


Alguns factores têm sido apontados para a continuidade desta situação. Por exemplo, o facto dos estudos usarem em grande maioria amostras masculinas. Mas também muitos se centrarem em amostras de idades precoces ou crianças. O interesse neste tópico tem demonstrado competências nas raparigas/mulheres autistas tais como a camuflagem social. Ou seja, a capacidade de conseguirem produzir um conjunto de respostas comportamentais sociais que as ajuda a estar mais integradas socialmente. Ou o facto da existência de um conjunto de outras perturbações psiquiátricas associadas ao diagnóstico de autismo, tais como a ansiedade, depressão, perturbação da conduta alimentar, etc.


Estes e outros factores têm feito com que o mal estar e sofrimento existente nestas raparigas e mulheres perdure no tempo. Mas também levando a que o diagnóstico de autismo seja atribuído tardiamente. Para além destes aspectos é importante pensar na importância que tudo isto tem para a intervenção. Ou seja, o facto de nas mulheres o diagnóstico ser feito tão mais tardiamente que nos homens a intervenção na grande maioria não é precoce. Como já foi referido, para além das características típicas de um quadro de Perturbação do Espectro do Autismo temos um quadro mais amplo de outras perturbações psiquiátricas associadas e que dificultam em muito no processo de intervenção e no próprio prognóstico.

12 visualizações